sábado, 22 de janeiro de 2011

O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

No dia treze de janeiro acordei quinze para às sete em Niterói, para ir à praia com alguns amigos como já havia combinado no dia anterior. Porém, chegando na janela vi que tínhamos uma linda manhã chuvosa, voltei a dormir sem pestanejar.


Por volta das 8 horas eu acordei de um sonho que me deixou bastante incomodado. Dizia muito claro que portas se fechariam, mas para não temer, pois Deus está no controle. Levantei com isso na cabeça, peguei minha bíblia e meu diário e fui conversar com Deus. Em Efésios 3.14-20 Ele falou profundamente comigo que as raízes do amor de Cristo estarão crescendo em meu coração, me tornando mais forte e me capacitando para entender melhor o tamanho do amor de Deus em todas as dimensões...

Minha oração foi para que Deus realmente me preparasse para o que viria, pois ainda nem imaginava o que poderia ser. Disse a Deus que quero viver tudo o que Ele tem preparado para mim. Continuei orando e busquei ficar atento.

Uma semana mais tarde, dia vinte, no que seria a última reunião com minha liderança em Belo Horizonte, recebi a notícia que Deus já vinha me preparando para receber. Naquela manhã a liderança da Jocum de Porto Príncipe enviou um e-mail para meus líderes dizendo que não poderiam me receber como obreiro, o que nos obrigou a cancelar meu retorno para o Haiti, que seria agora, dia 25.


Mesmo com Deus me preparando há uma semana para receber uma “bomba”, fiquei bastante abalado com a notícia. Tive nó na garganta, aperto no peito, desconforto estomacal, e chorei um tanto... Está sendo difícil para mim absorver isso, mas tenho convicção que Ele está no controle e que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” (Rm8.28).

Eu havia feito planos, tinha um projeto e sonhos para o Haiti, mas como Deus mesmo diz, “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor / o Senhor lhe dirige os passos.” (Pv16.1 e 9). Até o apostolo Paulo algumas vezes foi “barrado” de executar seus planos.

Com tudo o que Deus tem me falado, e a forma como tem me dirigido, creio que Sua vontade é que eu continue servindo-o aqui na Jocum Belo Horizonte, que é a base onde tenho trabalhado desde abril de 2010, incluindo o tempo que estive no Haiti. Eu já vinha fazendo planos de voltar para cá no final deste ano e servir na comunicação e treinamento em desenvolvimento comunitário. Estou orando e creio que é para isso que Deus está me direcionando.

Bom, fácil não é, mas o que eu tenho feito é agradecer a Deus em fé, pois, àquele que é poderoso para fazer mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Ef 3.20-21).

Daqui para frente virão novos desafios, e estou aberto para viver os sonhos que Deus tem para mim.

Um grande abraço e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4.7)

Rodolpho Bueno.

4 comentários:

Lêda disse...

E bem asim quando estamos na dependencia de Deus...Ele governa...descansa nos braços do Pai e voce vai entender,mais tarde,
um abraço.

FDC BH Centro disse...

Olá Rodolpho, Cremos nos planos de Deus na e para a sua vida. Por isso descanse Nele e o mais Ele fará. É um prazer tê-lo aqui em BH.

abraço

Claudina disse...

margonsE ai Campeão!
Pra Deus só podemos dar o melhor de nós, e creio que é isto q vc tem feito.
Te Amo!!! Beijos!!!

ciroecamila disse...

E ai Rods!!! Quando a Camila me contou dessa notícia, vou te narrar como foi... Voce sabe que entre agente nao existem frescurinhas entao vou te dizer como recebi: Recebi com alegria irmão. POis sabia que Deus tem gerado em você um caminho mais excelente do que você pensa. Eu disse pra ela: Amor, nao consigo ficar triste com isso. Sei que agora ele deve estar chateado, mas ele vai se alegrar muito ainda com essa mudança toda.

E sei, de verdade, que no tempo certo voce vai ver os frutos do porque nao ir pra lá.

Um abraço, dos seus eternos amigos, irmãos na fé e de dois apaixonados fãs seu!

Amamos voce meu brother, fica na fortaleza ai ok?

Ciro e Camila