sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Que horas são?

A oração é a elevação da alma a Deus... (Quem já ouviu ou já fez esse trocadilho?)

Esses dias fui convidado por meu líder para levar alguma palavra sobre oração em uma reunião de oração em minha igreja,e me veio esse “trocadilho”.

Mas pegando um gancho nele, PRA QUÊ?

imagem do google

Porque orar?


Nosso Deus é um Deus de relacionamento, Ele nos criou para isso, nos criou para sermos co-criadores com ele, co-participantes de Sua Grande Obra. Vemos isso claramente no decorrer da bíblia, o próprio Adão, o povo escolhido de Deus, os discípulos a quem Ele disse, “ide por todo mundo e fazei discípulos...” isso é para mim e para você também.

Que horas são? É hora de agir! Não estamos em tempo de perder tempo!


Sem a oração é impossível manter um relacionamento com Deus. A oração a o primeiro meio de participarmos de Sua obra. Sem ela qualquer coisa que fizermos dizendo que estamos fazendo para Deus é mentira, estamos fazendo apenas por capricho e vontade própria. Não me lembro de ter visto isso na bíblia, porém não é preciso ser um profeta para chegar a conclusão de que se uma pessoa não ora ela: não pede nada a Deus, não agradece a Deus e muito menos entrega algo a Ele ou se confessa algo quando se arrepende.

A oração que Jesus nos ensinou, o famoso Pai Nosso, é a oração mais completa, fragmentando-a temos umas série de orações, que podem ser incrementadas pela criatividade que Deus nos deu...

Oração de agradecimento, louvor adoração. Na oração santificamos o nome de Deus “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Seu Nome...” adoramos a Deus primeiramente com nossas orações, não acredito que alguém consiga adorar a Deus com seus atos se não adora em oração.

Proclamação da palavra de Deus Clamamos que venha o Reino de Deus e a Sua vontade sobre nossas vidas “Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...”. Se não orar e buscar o reino, não conseguiremos levar esse reino que pregamos e dificilmente o conheceremos... Assim como se eu não orar e buscar a vontade de Deus ela também não será feita, como vou conhecer a vontade de alguém se não perguntar para a pessoa... Deus não é um cara intromedito, há um preço a ser pago para conhecer e experimentar Sua boa perfeita e agradável vontade (Rm12.1-2).

Petição e Confissão. Pedimos por nossas necessidades e reconhecemos que é o Senhor quem nos sustenta “o pão nosso de cada dia nos dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores. Não nos deixes cair em tentação mas livra-nos do mal”... talvez o pão de cada dia não falte se deixar de pedir a Deus, mas outras necessidades podem não ser supridas sem a petição. Também pedimos perdão e nos reconciliamos com Deus através da oração. Aceitando o sacrifício que Jesus fez por nós podemos nos arrepender de nossos erros, confessar a Ele e ser liberto.

Reconhecimento de quem é Deus. “Pois Teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre, amém”. A oração deve começar e terminar com adoração, pois nossa vida deve ser uma vida de adoração, ao único que é digno de receber, o Criador, o único Deus Vivo, o Grande Eu Sou!

Antes de qualquer coisa a oração e o NOSSO primeiro passo para um relacionamento com Deus (seguido de ouvir a Deus e obedecê-lo), a intimidade é conseqüência. Li em um livro a seguinte frase “estamos tão perto, ou somos tão amigos, de Deus quanto procuramos ser”. Ele me amou primeiro, e eu, o que faço?

Elias não orou para que não chovesse por 3 anos e meio por capricho (TG5.16-18), ele tinha um relacionamento com Deus e sabia o que devia ser feito, pedindo isto a Deus, Ele fez.

Ore em todo o tempo!

Rodolpho.

Nenhum comentário: