terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reta Final

É com muito prazer e louvando a Deus que entramos nas duas ultimas semanas da Escola de Desenvolvimento Comunitário e Educação para Crianças em Risco. Este treinamento enfrentou provações antes e depois de começar. Houve uma série de problemas para terminar os banheiros e o restante da estrutura física, obrigando-nos a dar início à escola sem a estrutura completa.

Johan e Jeannette, casal líder da Jocum Belo Borizonte e responsável pelo currículo da escola, tiveram sérios problemas de saúde, Johan passou por uma cirurgia no joelho, mas com a graça de Deus conseguiu chegar no Haiti com apenas dois dias após o início da escola. Deus foi incrível comigo, me dando muita graça para dar início ao curso “sozinho”.

Com três semanas o treinamento estava “bombando”. As aulas estavam ótimas, já havíamos gravado o nome de todos os alunos e fizemos um trabalho prático maravilhoso de dois dias em uma escola da vizinhança, onde 115 crianças preencheram e desenharam em um livro que conta a história de antes, durante e depois do terremoto, com o objetivo de libertá-las do trauma, levando-as a ver como Deus cuidou de cada momento.
Durante esta mesma semana o cólera chegou ao Haiti, se espalhando rapidamente e nos obrigando a ficar “trancados” na igreja durante as próximas semanas para se prevenir da doença, o que cancelou todos os próximos trabalhos práticos.

Duas semanas mais tarde enfrentamos o Furacão Tomas. Desmontamos todas as barracas, guardamos tudo que poderia estragar, colocamos todos em lugar seguro e esperamos a tormenta passar.

Outra vez, duas semanas depois, passamos por mais turbulências no país com a chegada das eleições. A país já estava em alerta para duas semanas antes e uma depois das eleições, pois manifestações estavam previstas. Os alunos foram liberados para irem votar e deveriam voltar dois dias após a eleição, quando possivelmente as ruas já estariam mais tranquilas.
Agora, com a apresentação dos resultados da eleição a violência tomou conta do país. Houve manifestações em vários pontos da cidade, e também passeatas que, por onde passou, deixou destruição.

E durante todo este tempo, com a graça de Deus, a escola continuou sem maiores problemas, cada semana com diferentes professores de diferentes nacionalidades, como, americano, holandeses, colombiano, brasileiros e haitianos.

Este treinamento foi mantido do começo ao fim pela graça de Deus. Creio que estes jovens Haitianos estão saindo daqui com suas mentes transformadas e com muitas ferramentas para trabalharem na transformação desta nação.

“Nenhuma palavra falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel! TUDO SE CUMPRIU!” (Josué 21.45).

Nenhum comentário: